O QUE O JÚRI VÊ
SAIBA COMO CADA QUESITO É AVALIADO
SAMBA-ENREDO
NA LETRA, AVALIAM-SE A ADEQUAÇÃO DA LETRA AO ENREDO E A ADAPTAÇÃO À
MELODIA, ENTRE OUTRAS COISAS. PARA DAR NOTA À MÚSICA, ALGUNS CRITÉRIOS
SÃO AS CARACTERÍSTICAS RÍTMICAS E A RIQUEZA MELÓDICA.
ALEGORIAS E ADEREÇOS
ALEGORIAS SÃO ELEMENTOS CENOGRÁFICOS SOBRE RODAS – OS CARROS ALEGÓRICOS.
ADEREÇOS SÃO OBJETOS CARREGADOS PELOS SAMBISTAS. AS NOTAS DEPENDEM DA
ADEQUAÇÃO AO ENREDO, DA BELEZA E DOS MATERIAIS USADOS.
BATERIA
É OBSERVADA A MANUTENÇÃO DA CADÊNCIA DA BATERIA, ALÉM DA HARMONIA DOS
SONS DOS INSTRUMENTOS. GERALMENTE, OS INSTRUMENTOS LEVES (TAMBORIM,
AGOGÔ, PANDEIRO, CUÍCA) VÊM NA FRENTE DOS PESADOS (CAIXAS E SURDOS).
HARMONIA
VERIFICA-SE SE OS INTEGRANTES DA ESCOLA ACOMPANHAM O PUXADOR DO SAMBA.
UMA FALHA COMUM É O “ATRAVESSAMENTO DO SAMBA”, QUANDO PARTES DA ESCOLA
CANTAM TRECHOS DIFERENTES DA MÚSICA.
CONJUNTO
COMO O NOME DIZ, O DESFILE É AVALIADO COMO UM TODO. OS JURADOS AVALIAM O
ENTROSAMENTO ENTRE AS LINGUAGENS MUSICAL, DRAMÁTICA E VISUAL, ALÉM DA
COESÃO DO DESFILE.
FANTASIAS
OS CRITÉRIOS SÃO PARECIDOS COM OS DE ALEGORIAS E ADEREÇOS. AINDA
CONTA A UNIFORMIDADE DOS DETALHES (SAPATOS, CHAPÉUS) NAS ALAS. SE UM
SAMBISTA DESTOAR DOS COLEGAS, A ESCOLA É PUNIDA.
EVOLUÇÃO
PENALIZAM-SE CORRERIAS E RETROCESSOS QUE ATRAPALHEM A FLUÊNCIA DO
DESFILE. A UNIFORMIDADE NOS ESPAÇOS ENTRE AS ALAS E AS ALEGORIAS TAMBÉM É
IMPORTANTE.
MESTRE-SALA E PORTA-BANDEIRA
É OBRIGAÇÃO DO MESTRE-SALA CORTEJAR A PORTA-BANDEIRA, PROTEGER E
APRESENTAR O ESTANDARTE DA ESCOLA. A PORTA-BANDEIRA COMETE FALHA GRAVE
SE, EM MEIO À COREOGRAFIA, TERMINAR COM A BANDEIRA ENROLADA EM SEU
PRÓPRIO CORPO.
ENREDO
SÃO ANALISADOS O TEXTO ESCRITO E A SEQÜÊNCIA DE ALAS, GRUPOS E
ALEGORIAS, PARA QUE HAJA UM ENTENDIMENTO SATISFATÓRIO DO TEMA. A
CRIATIVIDADE É UM FATOR MUITO CONSIDERADO NO JULGAMENTO DESSE QUESITO.
COMISSÃO DE FRENTE
DEVE SAUDAR O PÚBLICO E APRESENTAR A ESCOLA. É
OBRIGATÓRIA A EXIBIÇÃO EM FRENTE ÀS CABINES DE JULGAMENTO. VALEM NOTA A
COORDENAÇÃO DE MOVIMENTOS E A INDUMENTÁRIA.
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