Uma boa oportunidade de aproximar o grande público das escolas de samba do Rio de Janeiro. Foi dessa maneira que os organizadores da festa e os foliões presentes no Terreirão do Samba encararam o evento de lançamento do CD da Séria A 2015. Tendo como convite a doação de 1 kg de alimento não-perecível, o público pode curtir a noite de sábado com muito samba e conhecer as obras das quinze agremiações que disputam uma vaga na elite do carnaval carioca.
De acordo com o presidente da LIERJ, Déo Pessoa, eventos como esse, abertos ao público, são uma boa alternativa para movimentar o calendário da cidade e não devem ter apenas uma edição.
- É um evento pioneiro no carnaval carioca e nós acreditamos que é uma ótima saída para que o público já tenha contato e comece a se aquecer pro carnaval agora em dezembro. É só o primeiro ano, mas com certeza não será o único.
O diretor de operações da RioTur, Luis Gustavo Mostof, revelou como surgiu a ideia de abrir ao grande público a festa de lançamento do CD das escolas de samba da Série A.
- Essa ideia surgiu em uma reunião com o presidente Déo e o vice-presidente Renato Thor quando o assunto era a organização do carnaval. O calendário de eventos da cidade precisava contar com uma festa que tivesse apelo popular e se relacionasse com o samba nessa época do ano. Então, nós juntamos a semana nacional do samba e o lançamento do CD da Série A e a partir daí, criou-se essa grande festa que o povo e as escolas prontamente abraçaram.
O presidente da LIESA, Jorge Castanheira, parabenizou a iniciativa dos organizadores da festa e disse que eventos como esse podem servir de inspiração para o aprimoramento da festa do CD organizada pela entidade presidida por ele.
- A iniciativa da LIERJ e da RioTur foi muito feliz e acaba servindo de experiência para que a gente possa aprimorar a nossa festa. São ideias como essa que movimentam o nosso carnaval e servem para engrandecer a nossa festa.
O produtor do CD da Série A e intérprete do Salgueiro, Leonardo Bessa, comentou sobre a opção por dar prioridade à cadência e às letras na gravação e ainda classificou como acertadíssima a criação de um evento de lançamento do CD aberto ao público.
- Esse CD lembra muito as gravações dos álbuns dos anos 80, com um andamento mais cadenciado e priorizando a melodia e a letra. A nossa ideia foi essa para que justamente as pessoas que comprassem o CD conseguissem acompanhar os sambas e entender a mensagem que as escolas querem transmitir. E acredito que a ideia de apresentar os sambas aqui no Terreirão foi acertadíssima por parte da LIERJ. Uma grande festa que acaba dando oportunidade para que as pessoas que formam a escola, não só os dirigentes, possam participar.
O público presente no Terreirão do Samba também aprovou o lançamento do CD da LIERJ. Para o comerciante Fernando Azevedo, torcedor do Império Serrano, a iniciativa é muito positiva e deveria ser pensada em outros momentos do calendário carnavalesco da cidade.
- Achei muito legal essa ideia de abrir o evento para o público. Poderiam ter mais eventos como esse aqui no Terreirão, deixando o público mais perto das suas escolas de coração.
A professora Letícia Andrade, torcedora da Caprichosos de Pilares, acredita que o evento pode ser um abre-alas para que a LIESA também pense em algo semelhante para 2016.
- Acho que vendo o sucesso que foi essa festa a LIESA poderia repensar a festa em evento fechado. O público é fundamental e deixa o evento muito mais emocionante.
FONTE: CARNAVALESCO
Nenhum comentário:
Postar um comentário