
A Muamba é o evento que inicia as atividades do Carnaval, com a Escolha da Corte que irá reinar no ano de 2020 junto ao Rei Momo. Sem dúvida este é um evento com a cara do nosso carnaval, pois é aberto ao público.
Iniciando o certame de escolha da Corte 2020 foram chamados os jurados que tiveram a árdua tarefa de escolher entre as candidatas. Júri este que foi composto pela Rainha Plus Size Vera Leal, o Presidente da LIBAG Robert Feijó, Secretária de Turismo Ivana Caldas, Srª Arroio Grande Weslem Gonçalves, Carnavalesco Vanderlei Soares, Rainha da Melhor Idade Maria Natalia Pereira e o Figurinista Augusto Lima.
Os jurados avaliaram as candidatas seguindo os quesitos, simpatia, postura, samba e empatia com o público. Cada candidata fez sua apresentação individual e em seguida uma apresentação coletiva, os jurados retiraram-se para deliberar e avaliar os votos.
A noite ainda reservava muita animação ao ritmo das escolas de Samba que fizeram suas apresentações, as tituladas do Carnaval 2019 fizeram sua apresentação de despedidas e receberam as palmas do público e agradecimento do executivo municipal pelo carinho e dedicação na passagem junto ao carnaval, com a participação especial do recém eleito Rei do Samba do Rio Grande do Sul Marco Aurélio Figueredo bem como a Rainha Plus Size 2020 da S.R.B. Aguenta Se Puder Vera Leal dando um show de samba as apresentações foram encerradas e o público já discutia quem seriam as eleitas da novo corte do carnaval.
Sem dúvida o momento mais esperado, a divulgação dos nomes, foram apresentados sem delongas pois a festa ainda seguiria.
A Corte do Carnaval 2020 ficou composta por: Rainha do Carnaval 2020: Nicole Carriconde Valadares - E.S Unidos do Promorar, Rainha da Liga das Escolas de Samba de Arroio Grande (LESAG) - Dariéle Machado- E.S Acadêmicos do Grande Arroio, 1ª Princesa: Milene Zago- E.S Unidos do São Gabriel e 2ª Princesa: Talita Botelho da Silva- E.S Unidos do São Gabriel, que juntas ao Rei Momo Tuica abrilhantarão a festa popular.
Devidamente empossada a nova corte fez sua apresentação, logo após muitos cliks para imprensa local.
Fechando a noite com chave de ouro a comunidade caiu no samba ao som da Banda Fuzuê.
Arroio Grande da um passo importante em relação à inclusão social, tornando-se exemplo para todo o Estado elegendo uma Corte que representa a pluralidade do Carnaval, sendo a rainha eleita Nicole uma mulher trans, assumindo o desafio de lutar contra o preconceito e de estar à frente de uma das maiores festas populares em um dos poucos municípios que ainda mantém firme a tradição do carnaval de rua com escolas de samba.
Nenhum comentário:
Postar um comentário